PEA


PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO
PEA 2009
"A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança"

     O Projeto Especial de Ação desenvolvido em 2009 trouxe para discussão a importância do brinquedo para o desenvolvimento da criança. Nossa opção por desenvolver este tema ocorreu após refletirmos sobre a necessidade que temos de aprofundar nosso conhecimento sobre o papel que o brinquedo ocupa no desenvolvimento da criança e também da necessidade de procurarmos superar algumas dificuldades que temos em relação a eles no dia a dia do trabalho. Dentre as dificuldades encontram-se a aquisição, a construção, a conservação, a manutenção, a organização dos diferentes tipos de brinquedos e principalmente o aumento da quantidade.
    Entendemos que o brincar é uma necessidade e um direito da criança e o brinquedo uma “ferramenta” para assegurar este direito.
    Nomeamos o projeto pedagógico desenvolvido neste CEI como “Nosso CEI respeita o direito da criança” assim colocando em prática, por meio das ações desenvolvidas, vários direitos e dentre eles o de brincar.
OBJETIVOS
  • Ampliar o conhecimento que o grupo tem a respeito da importância do brinquedo no desenvolvimento da criança;
  • Identificar os brinquedos adequados para cada faixa etária e também para atender a necessidades específicas das crianças com necessidades educacionais especiais;
  • Identificar quais brinquedos poderão ser comprados e quais  poderão ser construídos;
  • Incluir os brinquedos construídos nas atividades desenvolvidas com as crianças durante a rotina do CEI;
  • Estabelecimento de combinados com o grupo de Professores para a conservação e manutenção dos brinquedos;
  • Qualificar o brincar no CEI;
  • Aumentar o repertório de brinquedos e brincadeiras;
  • Aumentar o número de brinquedos disponíveis na Unidade.
RESULTADOS ESPERADOS E METAS
  • Aumentar o número e diversificar os brinquedos disponíveis no CEI;
  • Elaborar combinados de organização, conservação e manutenção dos brinquedos;
  • Construir brinquedos específicos para as crianças dos berçários e dos mini-grupos;
  • Expor, ao final do ano, os brinquedos que cada sala construiu e incluiu na rotina das crianças.

FOTOS PEA 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário